Conhecidas e desejadas por várias gerações, as pecinhas coloridas da Lego continuam a ser uma inspiração. E, hoje, a empresa dinamarquesa está fazendo mais bloquinhos do que nunca, com vendas em mais de 140 países.
No ano passado, cerca de 26 bilhões de peças foram feitas por lá, algo em torno de 3 milhões a cada hora. Na última semana, o CEO da empresa, Jorgen Vig Knudstorp, anunciou que as vendas em 2014 cresceram 15% em comparação com o ano anterior.
Como sabido, as franquias de cinema e games, entre outras frentes, revelam-se particularmente populares e rentáveis.
Na fábrica da Lego em Billund (uma pequena cidade na península de Jutlândia, na Dinamarca), milhares de pequenas peças de Lego saem da linha de produção.
Apesar das novidades, os consumidores continuam atraídos pela natureza simples e criativa dos blocos. Ninguém sabe disso melhor do que Tine Vangsbo, designer sênior em duas marcas Lego, incluindo a Classic.
"O Lego Classic é a essência da Lego, porque é tudo sobre criatividade livre e tem sido assim desde o início da Lego, simplesmente colocar juntos dois blocos e criar, com liberdade, seus próprios modelos a partir de sua própria imaginação", diz ela.
Variações recentes da marca são as séries Lego Mindstorms, Lego Elves e Lego Creator, uma versão adulta baseada na construção criativa, de acordo com o gerente de design Jamie Berard.